Transmissão Psíquica entre gerações





Todas as partes do organismo formam um círculo. 

Portanto, toda e qualquer parte é um princípio e um fim” 

Hipócrates


O conceito de transmissão psíquica entre gerações e sua influência na construção da personalidade de cada elemento da família e nos vínculos familiares é a base de uma terapia familiar psicanalítica.

Se por um lado cada elemento influencia o todo familiar com as suas características, acima de tudo é a família que influencia o indivíduo no seu desenvolvimento.

É como se cada pessoa antes de o ser já o era. Quando nasce um bebé, para além de um novo elemento cuja chegada provoca uma mudança na dinâmica da família, é também o recetáculo de desejos, fantasias e expectativas familiares. Por exemplo, antes do bebé nascer é comum os pais relatarem sonhos sobre como será o seu bebé ou fantasiarem sobre o que irá ser quando crescer.
Todas as pessoas nascem dentro de uma determinada família, família esta que nasce num determinado contexto social, que por sua vez está inserido numa determinada cultura. Nenhuma família é igual a outra logo a sua interação com o meio também é sempre diferente.

Assim sendo, alguém que nasce numa determinada família desenvolve-se num determinado percurso e com características que seriam diferentes se nascesse noutra.

Para além da herança genética, mais visível por ser observável fisicamente, também as características individuais, do grupo e a forma de relação que se desenvolve são herdadas. Quantos pais a dada altura do crescimento dos seus filhos pensarem estar a repetir comportamentos dos seus próprios pais, quando enquanto filhos os criticavam e juravam apés juntos nunca fazer tal coisa?

É aqui que reside a base da psicopatologia familiar. Na maior parte dos casos surge alguém que se evidencia como o problemático, no entanto, este é problema é sintoma das relações familiares que, na maior parte dos casos, não é visível pois está “mascarado” pelas dificuldades daquele elemento, que muitas vezes surge um pouco como depositário das dificuldades do grupo.

A finalidade do espaço Terapêutico Familiar é, por isso, a de propiciar transformações frente ao legado geracional, promovendo o surgimento de uma nova vida familiar, liberta das heranças psicopatológicas.

Psicoterapia Psicanalítica de Casal - o que se trata?

A Psicoterapia Psicanalítica de Casal procura compreender as características internas e as experiências do casal responsáveis pela...