Psicoterapia Psicanalítica de Casal - o que se trata?






A Psicoterapia Psicanalítica de Casal procura compreender as características internas e as experiências do casal responsáveis pelas dificuldades e comportamentos atuais.

Em contraste com a psicanálise individual, que explora os efeitos duradouros da experiência individual, a Psicoterapia Psicanalítica de Casal foca-se nas interações familiares e geracionais, e no contexto sociocultural de cada indivíduo.

Esta forma de Psicoterapia visa facilitar a mudança na relação entre os parceiros. Centra-se não apenas nos parceiros como indivíduos e não apenas a um nível consciente e racional, mas também na interação inconscientemente entre os parceiros que, se não for compreendida, interfere fortemente com a possibilidade de uma mudança duradoura e com o desenrolar de problemas na relação.

A abordagem psicanalítica considera o relacionamento de um casal não só como a relação de dois indivíduos mas também como um “encaixe” para formar um modo predominante de se relacionar.

A forma como este “encaixe” funciona afeta e é afetado pela estrutura familiar e, na maior parte dos casos, quando as dificuldades não são resolvidas, surte o efeito “bola de neve”, onde uma questão aparentemente pequena se desenvolve e dá origem a uma “avalanche”, onde emergem problemas psíquicos e somáticos individuais, quer no casal quer nos filhos.

Psicoterapia Psicanalítica de Casal - o que se trata?

A Psicoterapia Psicanalítica de Casal procura compreender as características internas e as experiências do casal responsáveis pela...