Pais e Filhos



Ser pai ou mãe pode ser um dos maiores desafios que a vida apresenta e nem sempre aqueles que o são, ou vão ser, se sentem preparados para tal experiência. Para além de alimentar, lavar e cuidar da criança, o papel parental passa também por proporcionar a proteção, educação e afeto necessários a um desenvolvimento saudável e equilibrado.

Muitas vezes se fala de “instinto paternal ou maternal”, por exemplo, quando alguém sabe que vai ser pai ou mãe, ainda que não o tivesse planeado mas que “de repente” deseja aquele bebé. Outras vezes este “instinto” não surge.

Investigações recentes concluem que o bem-estar da criança se baseia na promoção de boas práticas em que pelo menos três fatores interagem e se interligam uns com os outros:

Necessidades básicas das crianças;

Habilidades ou competências parentais;

O contexto social envolvente.

Mas ter um filho não torna automaticamente uma pessoa num pai ou numa mãe?

Apesar de o “tornar-se pai” ser uma condição fixada legalmente, não quer dizer que a função parental coexista, ou seja não existe uma causa-efeito sobre o facto de se ser pai ou mãe e em simultâneo conseguir ser um cuidador que atende às necessidades da criança, proporcionando este cuidado em quantidade suficiente e de qualidade.

A paternidade é um processo que é eminentemente psicológico e que os pais fazem sobre si mesmos. A relação dos pais com os filhos depende muito do modo como os próprios pais vivenciaram a sua experiência como filhos, o modo como foram cuidados e da segurança e afeto que receberam.

Quando há dificuldades a este nível é importante recorrer a ajuda especializada pois se por um lado as crianças não são todas iguais, as suas necessidades básicas são muitas e variadas, por outro, os pais muitas vezes podem sentir a frustração de fazer o máximo de esforço que se revela insuficiente, o que leva a sentimentos de culpabilidade, ansiedade e angústia e com um acompanhamento técnico eficaz é possível reajustar as competências parentais e da criança e equilibrar as relações pais-filhos para que se tornem satisfatórias para ambos.

Psicoterapia Psicanalítica de Casal - o que se trata?

A Psicoterapia Psicanalítica de Casal procura compreender as características internas e as experiências do casal responsáveis pela...